Com a graça de Deus chegamos até aqui. Conseguimos já estudar grande parte do antigo testamento, para ser mais preciso, cerca de 74,29% do AT.
Vamos juntos, revisar os principais pontos já estudados, claro que não vamos reestudar tudo, este nem seria nosso objetivo.
Abaixo, deixo anexo as páginas do início do curso, 1 – Investigações Bíblicas – Pentateuco, porém, neste material abaixo (1º PDF) constam as páginas que trazem os principais pontos sobre os trechos da bíblia estudados nos 5 primeiros livros.
Tendo estes destaques, vamos começar a transformar nossas bíblias em um livro visivelmente utilizado, deixando de ter esta cara de “bíblia nova”.
· Trechos históricos
· Trechos importantes
Em trechos históricos, como em Gênesis capítulos 1 e 2 que descreve a criação será pintado de uma mesma cor demonstrando um mesmo assunto, assim como em Gênesis capítulos 3 até o 6 versículo 12 que descreve a queda do homem.
O mesmo ocorre em Gênesis 6:13 até o capítulo 8 que consta a história do dilúvio. Observe aqui, que no slide do curso, demonstra que o destaque sobre o dilúvio é a partir do capítulo 6:1, página 1 do slide, porém podemos melhor identificar nossos textos marcando o dilúvio a partir do versículo 13. Esta é a observação que você terá que fazer ao longo de suas anotações, marcar de mesma cor um mesmo assunto.
Aqui também optei em marcar os capítulos 9 ao 11 como sendo a história de Noé após o dilúvio.
Também vamos nos deparar em livros com trechos importantes e com isso muito menos trabalho na hora da pintura como no exemplo do 2º Slide a partir da página 10.
Aqui em números 17 podemos destacar os versículos 1 ao 2, também os versículos 5 e 8 que comprovam que Arão não foi escolhido por ser irmão de Moisés e sim porque a sua vara floresceu.
Também podemos destacar no capítulo 18 os direitos dos sacerdotes instruídos por Deus nos versículos 7 ao 9, 12 ao 14 e 20 ao 21.
Tenho o hábito de além de pintar, também fazer umas marcações nos quatro cantos da área para assim ficar mais visível.
Para um entendimento mais rápido, faço anotações ao lado, indicando o assunto presente. Nesta nova bíblia já existem áreas para estas anotações, porém, nas minhas bíblias antigas, além de pintar, colocava ao lado de cada área com mesmo assunto um número, por exemplo, ao lado dos versículos anteriores o número 1 e no topo da página ou no rodapé a descrição: “1- direitos dos sacerdotes”.
Uma sugestão, nestas pinturas que fiz mesmo utilizando cores fortes (escuras), a pintura ficou clara não atrapalhando na leitura dos textos, pelo contrário, ao pregar, por exemplo Números 18 teria destacado os principais versículos e o assunto ou assuntos. Recomendo que você teste as corres nas primeiras ou nas últimas páginas da sua bíblia onde contem nome da editora e demais descrições.
Uma última e importante sugestão: As páginas da sua bíblia são frágeis, por isso, não pressione a folha com força e também, sempre mantenha a mão sobre a folha para ela ficar firme e com a outra pinte. Muito Cuidado.
Vamos juntos transformar a nossa bíblia em uma espada afiada e preparada para toda a boa obra. Bons estudos.
Além disso, deixe uma mensagem, assim você saberá os vídeos que já assistiu. Deus abençoe…
Depois disso, curta nossa página no FACEBOOK e no YOUTUBE, novos materiais toda a semana.
Portanto, são centenas de mensagens disponíveis e dezenas de pregadores para ajudar você tirar suas dúvidas na bíblia.