Lucas 14:7-14 narra uma parábola contada por Jesus durante um jantar de sábado na casa de um dos principais fariseus. Nessa passagem, Jesus fala sobre a importância da humildade e do serviço ao próximo, ensinando que a verdadeira grandeza não está em ocupar lugares de honra e destaque, mas em ser humilde e servir aos outros.
No versículo 7, Jesus observa como as pessoas buscam os melhores lugares em uma festa, para receberem honra e prestígio. Ele então usa uma ilustração, sugerindo que é melhor escolher um lugar mais baixo na mesa e ser convidado a subir de posição do que escolher um lugar alto e ser humilhado quando alguém mais importante chegar.
Veremos que um pastor ao ver falhas na sua igreja, tem a liberdade de falar sobre isso da mesma forma que Cristo o faz nesta reunião.
Nos versículos 8-10, Jesus continua ensinando sobre humildade, dizendo que aquele que se exalta será humilhado, mas aquele que se humilha será exaltado. Ele sugere que as pessoas devem escolher o lugar mais baixo e permitir que o anfitrião as convide a subir de posição, para que não sejam envergonhadas.
No versículo 11, Jesus resume seu ensinamento, afirmando que aquele que se exalta será humilhado e aquele que se humilha será exaltado. Veremos o porque da necessidade de irmos a igreja, que buscar a Deus apenas em casa não é uma atitude esperada por Deus.
PodCast:
Vídeo:
Duração Vídeo: 29 min. 24s