📋Hechos 15:
descreve um importante momento na história do cristianismo primitivo. O capítulo se concentra no chamado “Concílio de Jerusalém,” uma reunião entre os líderes da igreja em Jerusalém para discutir uma questão crucial: a circuncisão dos gentios convertidos ao cristianismo.
El capítulo comienza con la polémica suscitada por algunos judíos conversos al cristianismo que defendían la circuncisión de los gentiles según la tradición judía como requisito para la salvación. En respuesta a esta pregunta, los apóstoles y los ancianos se reúnen para deliberar.
Pedro defende a ideia de que a salvação é pela fé, não pela circuncisão, e conta sobre a experiência dos gentios convertidos no caso de Cornélio. Paulo e Barnabé também compartilham suas experiências missionárias entre os gentios.
Tiago, o irmão de Jesus e líder da igreja em Jerusalém, conclui que os gentios não precisam ser circuncidados, mas devem seguir algumas diretrizes éticas e morais, como evitar a idolatria e a imoralidade sexual.
O concílio emite uma carta aos gentios convertidos, explicando sua decisão e encorajando a comunhão entre judeus e gentios na igreja. O capítulo encerra com Paulo e Barnabé planejando uma nova viagem missionária.