Que Deus esteja com cada um dos queridos e amados irmãos! Tenho observado ao longo de meus estudos o quanto os servos do passado possuíam grande cuidado quando o assunto era dinheiro.
Quero meditar, neste momento, com os irmãos, sobre um texto que está em 1º Timóteo capítulo 6 e versículo 10 que nos alerta sobre os perigos do “amor ao dinheiro” e que este é a “faísca necessária”, é a raiz de todos os males, sendo que, “algumas pessoas por cobiçarem o dinheiro desviaram-se da fé e se atormentaram-se com muitos sofrimentos.”
Observemos a forma como Jesus reage ao ouvir de um jovem rico o desejo de segui-lo, de entrar no reino de Deus.
Observe que ao longo do ministério de Jesus, havia um grande cuidado com relação as pessoas que tinham muito amor ao dinheiro ou algum apego ao dinheiro como anteriormente foi dito pelo apóstolo Paulo a Timóteo.
Temos aqui que Jesus deixou escrito para nós um texto descrevendo uma conversa dele com um jovem, que era muito rico e ao final podemos observar algo também muito importante.
Observe o que o texto Lucas 18:18-29:
Lucas 18
18 Certo homem importante lhe perguntou: “Bom Mestre, que farei para herdar a vida eterna?”
19 “Por que você me chama bom?”, respondeu Jesus. “Não há ninguém que seja bom, a não ser somente Deus.
20 Você conhece os mandamentos: ‘Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não darás falso testemunho, honra teu pai e tua mãe’[a].”
21 “A tudo isso tenho obedecido desde a adolescência”, disse ele.
22 Ao ouvir isso, disse-lhe Jesus: “Falta-lhe ainda uma coisa. Venda tudo o que você possui e dê o dinheiro aos pobres, e você terá um tesouro nos céus. Depois venha e siga-me”.
23 Ouvindo isso, ele ficou triste, porque era muito rico.
24 Vendo-o entristecido, Jesus disse: “Como é difícil aos ricos entrar no Reino de Deus!
25 De fato, é mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus”.
26 Os que ouviram isso perguntaram: “Então, quem pode ser salvo?”
27 Jesus respondeu: “O que é impossível para os homens é possível para Deus”.
28 Pedro lhe disse: “Nós deixamos tudo o que tínhamos para seguir-te!”
29 Respondeu Jesus: “Digo-lhes a verdade: Ninguém que tenha deixado casa, mulher, irmãos, pai ou filhos por causa do Reino de Deus
30 deixará de receber, na presente era, muitas vezes mais, e, na era futura, a vida eterna”.
Primeiro ponto que podemos observa, é que Jesus corrige o jovem que o chama de bom. Observe o cuidado que ele tem ao ouvir o elogio de alguém que tem um grande apego ao dinheiro.
Jesus o corrige com relação a isso: “bom não há ninguém que seja de fato bom senão Deus”.
“Cuidado com elogios vindo de pessoas com grande amor ao dinheiro!”
Vemos que depois, o jovem demonstra que fazia tudo aquilo que era ensinado, era aquele crente obediente sabe, aquele que luta na igreja, que batalha, que se esforça, e ao passar do tempo por ser assim, um crente fiel como a gente diz, veio a crescer, a se desenvolver e teve grandes conquistas financeiras porém, ele se deixou contaminar por elas, deixou ser “pego” por elas.
O resultado, Cristo para tentar salvar este jovem, diz a ele: “vende tudo o que tens dá o dinheiro aos pobres e depois venha e me siga.”
Nos tempos atuais, isso seria visto como um absurdo da parte de Cristo, porque esse jovem com suas riquezas, com tudo o que possuía, viesse seguir Jesus, poderia patrocinar todos os custos de sua viagem, poderia bancar todos os custos de sua estadia porém, Cristo sempre deixou claro que o seu objetivo, na nossa vida nunca foi o dinheiro, mas sim a salvação.
Jesus observou que a alma deste jovem estava se perdendo, por causa do seu amor e do seu apego ao dinheiro.
“Este Jovem fazia tudo que a bíblia diz, faltava-lhe apenas o amor!”
Observamos que nos tempos atuais, um crente não é mais visto como um “grande servo” por ter o espírito santo muito forte na sua vida, ele é visto como um “grande servo” por morar numa grande casa, por ter um belo carro estacionado em frente da igreja, ele é visto como um “grande servo” por ter um ótimo salário na sociedade que hoje vivemos.
Atualmente o cristão não é mais medido pelos milagres e ensinamentos que ele consegue transmitir, um “grande servo” não é mais visto, nos tempos atuais, de acordo com o seu contato com Deus, ele é visto pelo tamanho e quantidade de posses que possui.
Isso contamina o homem, e quem sabe VOCÊ, que está lendo este texto, pode estar contaminado neste exato momento pela riqueza, como este jovem estava.
– Ah mas Bispo, isso não vai me atrapalhar em nada, muito pelo contrário, observe que ao final deste texto, aqui de Lucas 18:27, depois de Jesus falar da grande dificuldade que é um rico entrar no céu, de como será difícil aos ricos ou pessoas apegadas ao dinheiro de entrarem no reino de Deus, dizendo que “de fato é mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha, ou seja, é mais fácil passar um cabelo numa pequena brecha que existe em uma montanha, de passar um camelo por um caminho estreito, para você entender melhor, do que um rico entrar no céu.
“O texto afirma que para Deus é possível, e não que Deus fará!”
Aí disseram: “- Mas quem pode salvá-lo?” e Jesus disse: “-Ao que é impossível ao homem é possível para Deus.”, porém, ele não disse que iria conseguiria, ele disse que é possível, pois sabemos que Deus vai usar de diversos meios para conseguir salvar a cada um de nós.
Observe os versículos 28 e 29, neles você vai conseguir perceber o porquê da preocupação de Cristo, olha só quem é que está preocupado com o que vai ganhar levando em conta tudo que perdeu por seguir Jesus.
Quem é? Quem é? Pedro!
Pedro então perguntou: “-Nós que deixamos tudo o que tínhamos para seguir o que vamos ganhar?”
Respondeu Jesus: “-Digo a verdade, ninguém que tenha deixado casa, mulher, irmãos, pais ou filhos, por causa do Reino de Deus, deixará de receber na presente era muitas vezes mais e, na era futura, a vida eterna!”
“Observa esse detalhe: Aquele que estava tão preocupado com riquezas, aqui na terra, foi quem negou Jesus, Pedro!”
Outro exemplo, quem foi que traiu Jesus? QUEM O VENDEU POR DINHEIRO?
O apóstolo Judas, este que tinha um extremo amor ao dinheiro, amor este relatado em diversos momentos.
Observe então, o porquê da preocupação de Cristo com relação ao dinheiro, é justamente disso que o apóstolo Paulo fala em 1 Timóteo 6:10:
Pessoas que eram grandes servos, por amor a riqueza e o que o dinheiro pode oferecer de STATUS, diante de uma sociedade arruinada, acabou desviando seus servos da verdade, e do que é justo, ao ponto deles traírem o seu PRÓPRIO PASTOR que neste caso, era Jesus.
“Por amor ao dinheiro traíram seu próprio pastor!”
Traíram o seu próprio pastor, traíram aquele que os ganhou, que os ensinou a verdade, que curou os seus enfermos, como Pedro, quando Jesus curou a sua sogra e mesmo assim, continuava o apego deles a esta terra.
O apego deles ao dinheiro era tão grande, tão forte, que eles terminaram por TRAIR AO SEU PRÓPRIO PASTOR, mesmo o amando, se é que o amor ao dinheiro já não havia ocupado todo espaço de suas almas, Judas veio até a cometer o suicídio. Pedro, ao perceber isso, chorou amargamente depois, porém, o estrago já estava feito.
Quero com isso deixar este grande alerta sobre a sua vida, muito cuidado com as riquezas, elas têm sim a sua importância e Deus conhece todas as nossas necessidades, ele quer que você lute e que batalhe por uma vida melhor, porém, ele também deixou claro que:
Jesus deixou claro que, a nossa maior preocupação deve ser em levar o evangelho e pregar a palavra de Deus a toda criatura.
Que Deus abençoe a todos!
Obispo Leandro Leão