📋Atos 21:1 ao 26:
– Viagem de Paulo a Jerusalém: Paulo e seus companheiros viajam por várias cidades do Mediterrâneo, encontrando discípulos e recebendo orientações do Espírito Santo. Eles são avisados de que Paulo sofrerá perseguição em Jerusalém, mas ele está disposto a enfrentar o que for preciso pelo nome de Jesus.
– Profecia de Ágabo: Em Cesaréia, um profeta chamado Ágabo usa o cinto de Paulo para simbolizar como ele será preso pelos judeus e entregue aos gentios em Jerusalém. Os irmãos tentam dissuadir Paulo de ir, mas ele se mantém firme em sua decisão.
– Chegada a Jerusalém: Paulo e seus amigos são recebidos com alegria pelos irmãos em Jerusalém. Eles se reúnem com Tiago e os presbíteros, que louvam a Deus pelo ministério de Paulo entre os gentios. Eles também informam a Paulo que há muitos judeus crentes que são zelosos da lei e que estão preocupados com os rumores de que Paulo ensina os judeus a abandonarem a lei e a circuncisão.
– Plano de Tiago: Tiago propõe que Paulo se junte a quatro homens que fizeram um voto e se purifique com eles no templo, pagando as despesas deles. Assim, ele demonstraria que respeita a lei e que os rumores são falsos. Paulo concorda com o plano e entra no templo com os homens.