Terceira parábola de Jesus Cristo, mensagem baseada em Mateus 13:1 ao 23 com o título “A parábola do semeador.” Também possui outras referências em Marcos 4:1-20 e Lucas 8:4 ao 15.
Mateus 13:1-23 relata a parábola do semeador. Jesus contou a multidão que um semeador saiu para semear sementes em diferentes tipos de solo: à beira do caminho, em solo rochoso, entre espinhos e em solo fértil.
Algumas sementes caíram à beira do caminho e foram comidas pelos pássaros. Outras caíram em solo rochoso e brotaram rapidamente, mas murcharam rapidamente devido à falta de raízes. Algumas caíram entre espinhos e foram sufocadas pelos espinhos, enquanto outras caíram em solo fértil e produziram frutos abundantes.
Jesus explicou que a semente representa a palavra de Deus e os diferentes tipos de solo representam as pessoas que ouvem a palavra. As pessoas que estão distraídas e não entendem a palavra são como o solo à beira do caminho. As pessoas que recebem a palavra com alegria, mas não aprofundam sua compreensão, são como o solo rochoso. As pessoas que são sufocadas pelas preocupações mundanas e pelo engano da riqueza são como o solo cheio de espinhos. As pessoas que recebem a palavra de Deus com um coração bom e frutífero são como o solo fértil, e produzem frutos abundantes.
Jesus encorajou seus seguidores a ouvirem e compreenderem a palavra de Deus e a serem como o solo fértil, para que possam produzir frutos e viver de acordo com a vontade de Deus.
Vídeo:
Duração Vídeo: 51 min. 57 seg.