Série Bible Project - 1° Temporada - 5º Episódio - Deuteronômio
Título do livro: Deuteronômio
Autor: Moisés
Deuteronômio é o quinto livro da Bíblia e foi escrito por Moisés. O nome Deuteronômio vem do grego e significa “segunda lei”, pois este livro contém uma repetição e ampliação dos mandamentos e leis dadas a Israel no livro de Êxodo. O livro de Deuteronômio é composto por 34 capítulos e 959 versículos.
A recapitulação da lei
O livro de Deuteronômio começa com Moisés recapitulando a lei e os mandamentos dados a Israel no passado. Moisés reforça a importância de obedecer a Deus e de viver de acordo com seus mandamentos, e adverte os israelitas dos perigos da desobediência. O livro de Deuteronômio também inclui novos mandamentos e leis que não foram mencionados nos livros anteriores.
O chamado à obediência
O livro de Deuteronômio é uma chamada à obediência. Moisés lembra aos israelitas que eles foram escolhidos por Deus para serem um povo santo e que eles precisam obedecer a Deus para receberem Suas bênçãos. Moisés também adverte os israelitas a não seguir outros deuses e a permanecerem fiéis ao Senhor.
A despedida de Moisés
O livro de Deuteronômio também marca a despedida de Moisés. Ele sabe que não irá entrar na Terra Prometida com os israelitas e, por isso, encoraja o povo a permanecer fiel a Deus e a cumprir seus mandamentos. Moisés abençoa as tribos de Israel antes de sua morte e é sucedido por Josué.
Conclusão
O livro de Deuteronômio é uma recapitulação da lei e dos mandamentos dados a Israel, bem como uma chamada à obediência e uma despedida de Moisés. Moisés encoraja os israelitas a permanecerem fiéis a Deus e a cumprirem seus mandamentos, lembrando-lhes da importância de obedecer a Deus para receber Suas bênçãos. O livro de Deuteronômio é uma lembrança do compromisso de Deus com o Seu povo e da importância da obediência a Ele.